Pesquisar

domingo, 3 de julho de 2011

As Famílias da Mídia

1. A Grande Família

  

Seriado brasileiro gravado pela primeira vez em 1972 e foi baseada na série estadunidense “All in the Family”. O remake da série foi feito em 2001 e é exibido até hoje. A narrativa dos episódios se concentra numa família sempre muito unida, que tenta, à sua maneira, sobreviver às dificuldades financeiras e de relacionamento e tudo com uma pegada cômica. Os seus episódios também contemplam críticas socias e as famílias brasileiras se identificam com tal seriado.

  

2. A Família Buscapé



A Família Buscapé ou em seu título original “The Beverly Hillbillies” é uma série de televisão americana sobre uma família do interior que se muda para Beverly Hills, na Califórnia, depois de encontrar petróleo em suas terras. A série foi ao ar no canal no ano de 1962 e encerrou em 1971. A família matuta era ingenua com as coisas da cidade grande e disso era feito o desenrolar do seriado.



3. A Família Addams


  


A série da mórbida família foi ao ar de 1964 a 1966. Tinha uma estrutura de uma família dita normal com pai, mãe, casal de filhos, tio e vovó, além de um mordomo que se assemelhava à figura do monstro criado pelo Dr. Frankenstein.
A séria era atrativa por ser inovadora, não se imaginava antes tal representação de família viva-morta, contudo os dilemas e as histórias da família eram como de uma família viva, isso fazia com as famílias reais também se identificassem com os Addams. O sucesso foi grande e três filmes foram feitos baseados no seriado em 1991, 1993 e 1998, foi feito também um desenho animado com os mesmos personagens.



4. A Família Dinossauro


  
Uma representação peculiar da família, primeiro por não serem humanos e segundo por serem animais pré-históricos, mas a família Dinossauro nos conquistou por contemplarem os problemas dos humanos da atualidade, pois o chefe da família, Dino, era um trabalhador braçal que tinha um chefão linha dura em seu trabalho, a mãe, Fran, tinha os dilemas de uma dona de casa, os filhos mais velhos, Bobby e Charlene, viviam as transformações da adolescência e o bebê, baby, era o caçula mimado e irreverente que conquistou a todos com os seus trejeitos.
A série podia ser considerada como uma paródia da família americana que fazia uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média dos Estados Unidos.
A série foi ao ar de 1991 a 1994, compreendendo 4 temporadas.


5. Os Flintstones


  
Os Flintstones seguiam a mesma fórmula de seriado que tinham como tema a família, se diferenciava, na época, por se passar em tempos pré-históricos.
Inicilamente o desenho animado era direcionado ao público adulto, inclusive seu primeiro patrocinador foi uma fábrica de cigarros e os personagens apareciam fumando ao final de cada episódio. Posteriormente o seriado se direcionou ao publico infantil e jovem, época na qual foram inseridos os personagens das crianças Pedrita, filha de Fred e Wilma, e Bambam, filho adotivo de Betty e Barney.
Foi produzido e exibido de 1960 a 1966, o desenho também deu origem a vários filmes de animação e outros dois filmes com personagens humanos.



7. Os Jetsons


  

Desenho animado produzido pela mesma produtora de “Os Flintstones”, mas com lógica exatamente contrária no quesito cronologico, “Os Jetsons” viviam num tempo futuro onde existiam carros voadores, robôs serviçais e robôs de estimação. Tudo isso aguçava o imaginário dos telespectadores. O desenho com pegada futurista também replicava o cotidiano familiar e seus dilemas de uma forma adaptada para o público infantil.
O desenho foi produzido de 1962 a 1963 e posteriormente de 1984 a 1987.



8. Os Simpsons


  

A família nada politicamente correta conquista justamente por conta disso, a franqueza e o sarcarmo ao tratar de divermos temas, mas também podemos ver várias cenas de carinho e amor entre os entes da família.
A representação de família e sociedade é bem curiosa e interessante na série, o pai, Homer, trabalha em uma usina nuclear  e tem um cargo que demanda atenção e responsabilidade, mas ele só pensa em dormir e comer “donuts”, as famosas rosquinhas, em seu tempo no trabalho, em tempo livre aprecia cerjeva Duff e assistir TV, o filho mais velho, Bart, é peralta, mau aluno e com um certo desvio de caráter, a filha mais velha, Lisa, é a intelectual da família, intelectualidade tal que não sabe-se da onde veio, a filha mais nova, Maggie, é coadjuvante na série, a mãe, Marge é a mais sensata da família, sempre preocupada e compreensiva com os outros da família.
A série é a considerada a de mais sucesso dos últimos tempos, produzida desde 1989 e possui mais de 18 temporadas.
Será que o sucesso da série é devido pela identificação que o público tem com a representação de família que é apresentada em “Os Simpsons”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário