Pesquisar

domingo, 3 de julho de 2011

15 de Maio - Dia Internacional da Família

       
       Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. Desde esse ano que a ONU tem celebrado este dia chamando a atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adoção de medidas no plano nacional e internacional para melhorar a condição da família.
       O ano 1994 foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Família. O seu tema foi: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando a família como "a pequena democracia no coração da sociedade".
       "É na família que o homem se realiza como filho, esposo e pai”. É o que disse o papa Bento XVI ao receber, no Vaticano, os participantes de um encontro promovido pelo Instituto João Paulo II de estudos sobre o matrimônio e a família (13/05/2011). O Instituto foi fundado pelo Papa João Paulo II exatamente trinta anos atrás, junto com o Pontifício Conselho para a Família. Hoje, está presente em todos os continentes, engajado no estudo, pesquisa e difusão das catequeses sobre o amor humano.
       O Dia Internacional da Família é comemorado em diversos lugares no mundo. Por exemplo, nste ano em Portugal várias entidades celebraram a data, com atividades lúdicas, espectáculos e iniciativas de cariz social, de Norte a Sul do país, destacando a importância das famílias na sociedade.
       A Família é importante para nossa saúde física e mental. Estudo publicado no Jornal da Associação Americana do Coração mostra que pacientes da terceira idade se recuperam muito mais rápido de derrame quando acompanhados dos parentes.

       "...O segredo da felicidade conjugal está no quotidiano, não em sonhos. Está em encontrar a alegria escondida de chegarem ao lar; no trato afetuoso com os filhos; no trabalho de todos os dias, em que toda a família colabora; no bom-humor perante as dificuldades, que é preciso enfrentar com esportivismo; é também no aproveitamento de todos os avanços que nos proporciona a civilização, para tornar a casa agradável, a vida mais simples, a formação mais eficaz." São Josemaria Escrivá

Nenhum comentário:

Postar um comentário